A influência das Fake News nas eleições
O fenômeno denominado “fake news”, que tem ganhado espaço nas redes sociais, vem roubando a cena desde o ano passado, sobretudo pelo seu poder influenciador nas eleições dos EUA. A expressão em inglês significa “notícias falsas” e se refere à enorme quantidade de informações inverídicas que são veiculadas diariamente, sobretudo nas mídias informatizadas mais populares, como facebook, twitter e whatsapp.
No primeiro momento, pode parecer algo irrelevante, pois, supostamente, todos sabemos que nem tudo que é visto na internet é realmente verdade. No entanto, esse paradigma torna-se bastante questionável, quando entram em cena perfis falsos que são criados exatamente com a finalidade de espalhar essas “fake news”, influenciando a opinião alheia para um propósito específico, como decidir em quem votar.
Buscando prevenir e reprimir esse tipo de manipulação indevida, o TSE aprovou uma nova Resolução em 18/12/2017, a qual ainda não foi publicada e pode sofrer alterações até março de 2018. O novo ato normativo tratará da propaganda eleitoral na internet, trazendo mais segurança jurídica para os candidatos e também para os eleitores, o que já será aplicado nas eleições presidenciais de 2018 e, consequentemente, no pleito municipal de 2020.
Todos nós, como cidadãos e usuários de redes sociais, devemos estar muito atentos a essa nova forma de influência política, pois estamos sujeitos a ela ainda que não percebamos. Deve-se ter cuidado com a polarização dos discursos e buscar sempre informações em fontes confiáveis, curtindo e compartilhando apenas o que se tem certeza de que é verdade.
Isto porque a real finalidade dos perfis falsos que difundem fake news é causar a noção de maioria para determinada opinião ou posicionamento, ocasionando o efeito manada, ou seja, quanto mais pessoas compartilharem um post sobre determinado político, nos dará a falsa sensação de que aquilo de fato é verdade, bem como que a maioria das pessoas está compactuando com aquela ideia.
Portanto, todo cuidado é pouco na hora de compartilhar informações nas redes sociais, pois a incerteza criada por essas notícias falsas podem verdadeiramente influenciar as eleições e, portanto, o futuro da nação. Essa é uma responsabilidade de todo o cidadão, pois a divulgação de fake news de maneira irresponsável, além de estar sujeita às penalidades legais, representa uma ameaça ao bom funcionamento da nossa democracia.
Artigo
Drª Laise Duarte Couto